Confira por que os ovos tem diferentes cores, verdades que você deve saber!!


A gema de ovo é realmente vermelha ou laranja como costumamos acreditar? A resposta é: a gema, de fato, tem esse tom de cor graçâs – ou por culpa – de um corante artificial presente na ração que é dada às galinhas. Em particular, a cor laranja depende do E161g, isto é, a cantaxantina, um corante permitido por lei, que é usado, por exemplo, para dar uma coloração laranja à truta e ao salmão. Além disso, para ter certeza de que o laranja de gemas seja muito intenso, é essencial que as dietas de galinhas poedeiras sejam caracterizadas pela presença de xantofilas vermelhas, que geralmente não são parte da alimentação natural. Os criadores têm a opção de usar uma ração com capsantina adicionada, que fica junto aos extratos de capsorubina na páprica, ou, alternativamente, a cantaxantina acima mencionada, que em vez disso é uma substância presente em algumas bactérias e algas e que é produzida, geralmente em forma sintética.

É essa a razão porque hoje nós geralmente estamos acostumados com as gemas tão vermelhas, ao contrário tempo atrás sua cor dependia somente da saúde das galinhas. Acreditava-se, de fato, que se as gemas eram pálidas as galinhas em questão tinham um estado de saúde fraco, em vez se as gemas eram de uma cor intensa as galinhas estavam em perfeita saúde. 

 

Independentemente das cores, no entanto, vale a pena saber que a gema, conhecida também com o nome dedeutolocite ou deutoplasma , é uma fonte importante para a alimentação de todo mundo, de minerais e vitaminas. A partir deste alimento, que coagula a 65 graus, pode-se derivar o chamado óleo de ovo, o que tem a vantagem de poder ser consumido por qualquer pessoa, uma vez que não tem as proteínas do ovo. 

 

Cada raça de galinha tem características específicas, mas, em princípio, pode-se argumentar que uma galinha ovípara em um ano pode ser capaz de produzir cerca de cem ovos se for criada de forma natural, e cerca de duas vezes mais em caso de uma criação intensiva. Os ovos frescos são classificados de acordo com o peso: são enormes se eles pesam mais de 73 gramas, são pequenos se eles pesam menos de 53 gramas, são de nível médio se eles pesam entre 53 e 63 gramas e são grandes, se pesam entre 63 e 73 gramas. 

 

Como todos sabem, em seguida, os ovos também podem ser diferenciados de acordo com o tipo de criação, distinguindo entre a criação intensiva em gaiolas, ou aquela orgânica e ao ar livre. Isso, então, é tudo que você precisa saber sobre o ovo. Lembrando que uma cor da gema laranja ou vermelha não corresponde, inevitavelmente, ao estado de saúde ideal da galinha de origem.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF